AIS METEOROLOGIA - NOTAM RELATÓRIO DE PERIGO

TARIFAS AEROPORTUARIAS -PUBLICAÇÕES AERONÁUTICAS

SEGURANÇA DE VÔO

SALA AIS - A MAIORIA DOS PILOTOS SE INDAGA VEZ POR OUTRA SOBRE QUAIS AS INFORMAÇÕES QUE AS SALAS AIS PODEM LHES FORNECER. ENTÃO, AÍ VÃO ALGUMAS DICAS DOS DADOS E DO MATERIAL QUE DEVEM SER ENCONTRADOS NA "AIS".

NÃO É PRECIOSISMO DA SALA COLOCAR À DISPOSIÇÃO DOS PILOTOS AS ROTAS AÉREAS ERC, ARC, WAP E CAP; AERÓDROMOS A SEREM UTILIZADOS E SERVIÇO INFORMATIVO SOBRE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS NELES REINANTES; AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO AÉREA E INSTALAÇÕES DO SERVIÇO MÓVEL AERONÁUTICO; REGRAS DO AR E PROCEDIMENTOS DE TRÁFEGO AÉREO (PARTE RAC DA AIP); REGRAS DO AR E SERVIÇO DE TRÁFEGO AÉREO (IMA 100-12); PLANO DE VÔO (IMA 100-11); PERIGOS PARA A NAVEGAÇÃO AÉREA EM CARÁTER TEMPORÁRIO (NOTAM), ENTRE OUTROS.

POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, ATÉ O MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA É OBRIGATÓRIO. DIGA-SE DE PASSAGEM, É UMA LEITURA ULTRA-AGRADÁVEL PARA SER FEITA ENQUANTO SE AGUARDA, NO AEROPORTO, A HORA DA DECOLAGEM, POIS NÃO É UMA PUBLICAÇÃO CHEIA DE DADOS TÉCNICOS, E SIM, UM APANHADO DE MACETES E PROCEDIMENTOS VISANDO FACILITAR A VIDA NUMA EMERGÊNCIA RESULTANTE DE ACIDENTE AERONÁUTICO.

AGORA, TENHA CUIDADO AO LER OS NOTAM, POIS CADA SALA AIS TEM UMA ÁREA DE ATUAÇÃO DENOMINADA ZONA SERVIDA, QUE INDICA A ÁREA GEOGRÁFICA ONDE A SALA DISPÕE DE INFORMAÇÕES AERONÁUTICAS, INCLUSIVE O CONTROLE DOS NOTAM. PORTANTO, SE VOCÊ É DAQUELES QUE, AO VIAJAR, VERIFICA TODOS OS NOTAM DA ROTA NO AEROPORTO DE ORIGEM, ESTÁ ARRISCADO A FALHAR NO SEU PLANEJAMENTO.

ENTRETANTO, SE VOCÊ ESTIVER EM DÚVIDA QUANTO À ATUALIZAÇÃO DE SUAS PUBLICAÇÕES, (ROTAER, AIP, MANUAIS DE SID E IAL), PODERÁ PEDIR AS EDIÇÕES ATUALIZADAS, QUE TODA SALA AIS POSSUI, PARA CONSULTAS.

Voltar